terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CARTA ABERTA de Paulo Rogério Comin

Prezado Sr. Osvaldo Marchiori

Prefeito de Santa Cruz da Conceição,

Dirijo-lhe a palavra através desta carta aberta para comunicar-lhe alguns acontecimentos ocorridos devido a realização da “V Romaria de Cavaleiros”, no dia 12/12/2009.

Após o evento, formou-se uma aglomeração de participantes (cavalos e respectivos cavaleiros) na esquina entre a Lanchonete Santa Cruz, onde trabalho, e o Bar do Pedro. Junto estavam organizadores do evento, também montados. Era grande o consumo de bebidas, sob as vistas destes organizadores e não havia seguranças, nem policiamento (da Polícia Militar ou da Guarda Municipal), também não havia isolamento da área, enfim, uma verdadeira baderna.

Neste dia tive meu carro, que estava estacionado em frente a Lanchonete Santa Cruz, amassado por um cavalo. Em função da posição em que o carro estava, do barulho da batida (eu escutei de dentro da lanchonete) e do local onde se encontrava um dos organizadores, acho que este presenciou o ocorrido, mas fez vista grossa, assim como fazia para o restante da arruaça.

Uma mulher de uma das barracas instaladas na praça veio me informar da batida. Fui verificar os danos em meu carro e acabei por presenciar um atropelamento de um cavalo e respectivo cavaleiro, ambos ficaram machucados e o carro avariado. (Foi o cavaleiro, que me pareceu embriagado, que avançou a preferencial do carro, não havia isolamento da área). Nesta hora os “organizadores” desapareceram. Deviam ajudar, mas correram para o outro lado!!!

Estas ocorrências não foram acidentes. Acidentes são aquelas coisas que acontecem apesar das medidas tomadas para que não aconteçam. Na minha opinião, aconteceram devido a irresponsabilidade ou talvez despreparo dos organizadores, concomitante com a ausência do poder público.

Caro prefeito, considere este evento como um exemplo do que não deve ser feito. O poder público deve promover a ordem, deve dar segurança as pessoas, deve promover e fazer respeitar a cidadania das pessoas, dever defender o patrimônio público e privado, deve cumprir e fazer cumprir a lei. O poder publico não pode ser omisso.

O tempo passa rápido, logo teremos as festividades do dia da cidade, e a prefeitura estará diretamente envolvida na organização de eventos semelhantes, aproveito para dar algumas sugestões que talvez possam ser úteis:

  1. Trabalhe com pessoas capacitadas e invista na capacitação das que tem interesse em colaborar. Ter boa intenção não basta, é preciso conhecimento e profissionalismo.

  2. As pessoas envolvidas na organização devem ter o exato conhecimento de suas responsabilidades e devem ser cobradas por elas.

  3. Deve haver diálogo para definir um plano de trabalho e poder realiza-lo sem pular etapas ou repetir tarefas.

  4. A segurança de um evento deve ser coordenada entre as partes envolvidas. Deve haver entendimento entre organizadores, seguranças e polícia. Um trabalho coordenado tem efeito sinérgico. A divulgação aos participantes de normas e regras também ajuda.

  5. Prever as possibilidades de acidentes para poder evita-los e estar preparado pois algo não previsto pode ocorrer.

  6. Trabalhar pela coletividade com respeito as minorias e aos direitos dos indivíduos ( O resultado do esforço deve beneficiar o município e o povo).

Imagino a dificuldade que é comandar uma cidade, respeito, e admiro seu trabalho, sei que tudo está sujeito a falhas, mas tenho também plena confiança em sua capacidade e discernimento para tirar do ocorrido as lições necessárias.

Atenciosamente,

Paulo Rogerio Comin.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Caro Padre Antonio de Pádua Dias

Pároco da igreja de Santa Cruz da Conceição.

Não sou religioso, no entanto reconheço a importância que sua igreja tem na cidade de Santa Cruz da Conceição, tenho grande respeito pelas pessoas que doam seu trabalho para que esta instituição se mantenha e promova as obras sociais de ajuda e de integração da sociedade. Admiro seu trabalho e perseverança na promoção desta paróquia.

Como morador desta cidade e como cidadão santa-cruzense, faço uso desta carta aberta para alertá-lo sobre algumas ocorrências, que do meu ponto de vista, denigrem a imagem desta igreja e trazem prejuízos a comunidade. Os fatos que observo são referentes as comemorações do dia de Nossa Senhora da Conceição, festa tradicionalíssima em Santa Cruz, estando entre as coisas que valorizam a cidade, e que portanto, acho, deve ser tratada com seriedade.

Durante as comemorações, a sua igreja está emprestando seu nome, credibilidade, fieis, etc aos eventos: Romaria Náutica e Romaria de Cavaleiros, cuja invenção é notoriamente recente, e que nunca fizeram parte da tradição da cidade. Estes eventos tem sido conduzidos por pessoas despreparadas e de forma amadorística. Aqui faço minhas observações:

  1. Romaria Náutica: é visível a falta de segurança no evento, falta de coletes salva vidas nos participantes, embarcações irregulares, consumo de álcool.

  2. Romaria de Cavaleiros: Consumo abusivo de bebidas alcoólicas pelos participantes, ao que parece, com total conivência dos organizadores, tornando o evento muito mais perigoso do que já é. Total desentendimento entre os órgãos de segurança da cidade e a organização do evento, falta de seguranças, de policiamento e de isolamento. Terminado o evento, restam os dejetos dos animais emporcalhando as ruas, bem como participantes embriagados promovendo arruaças, ao que parece, com o aval dos organizadores.

No dia 12/12/2009 tive meu carro, que estava estacionado em frente ao meu local de trabalho, amassado por um cavalo, logo em seguida presenciei a batida de um carro contra um cavalo e respectivo cavaleiro que avançaram a preferencial do carro. Cavaleiro e cavalo se machucaram e o carro ficou amassado. Acidentes anunciados que poderiam ser evitados com uma organização responsável e preparada.

Na minha opinião, se a igreja optar por continuar a associar seu nome e credibilidade a estes eventos, deve trata-los com mais seriedade, impor limites e dialogar com as autoridades competentes e com os organizadores, visando a segurança dos participantes e dos não participantes.

Não sou contrário a realização destes eventos, mas gostaria de vê-los realizados dentro da lei, com segurança e com respeito ao patrimônio público e privado.

Gosto muito de Santa Cruz, das festas, dos moradores e quero ver esta cidade progredir.

Atenciosamente,

Paulo Rogerio Comin

Um comentário:

  1. Sr. Paulo...Parabens...Falou tudo o que o Prefeito e o Padre e muita gente dessa cidade ta precisando ouvir...Eu não sou moralista mas fiquei indignada em ver passar a Romaria de CAvaleiros com inumeros participantes consumindo cerveja,(e jogando as latas pelo caminho), e na comporta onde aguardavamos a passagem, por pouco um cavalo não atropela uma criança...O Cavaleiro com lata de cerveja na mão se exibindo para o vice´-prefeito,empinando o cavalo e saindo em corrida saiu do caminho e veio pra cima de onde estavamos...E o que me admira mais que logo atras estava o carro com o prefeito todo sorridente, parece que não tem noção do risco que esta expondo as pessoas que não estão ali pra se exibir e sim para celebrar a passagem da Santa. E quanto a Romaria Nautica...assustador...pois para fazer numero e mais uma vez se exibir para as pessoas, presenciei que varias pessoas nos barcos faziam manobras que poderiam por em risco as pessoas que estavam nos barcos...
    Acredito que o Padre e o Prefeito deveriam avaliar qual o cunho que querem dar a essas duas Romarias...pois ao meu ver elas deveriam existir para enaltecer a fé das pessoas na Nsra. da Conceição e não para alavancar currais politicos para futuros candidatos nas proximas eleições...

    N Sra da Conceição - olhai por Santa Cruz...

    ResponderExcluir